A
família no Brasil
Discutir sobre família que
representa a porta de entrada para melhor compreensão da sociedade, já
principia com intrigante questionamento sobre o significado real sobre o termo
“família” e mais sobre seu conteúdo teórico e prático.
Afinal de contas, o que é
família? Em particular, a família brasileira.
Refere-se a um grupo concreto de certo número de pessoas ligadas por consanguinidade ou aliança e que ocupam lugares diferentes numa hierarquia interna de poder e de funções.
É uma representação social
que os diversos grupos e sociedades fazem das relações de união e
consanguinidade, sendo, nesse sentido, não uma realidade positiva visível, mas
uma realidade simbólica e construída, um dado cultural que expressa, produz e
reproduz valores, legitimando-os e que transcendem ao perímetro do grupo, e
impõe certa mentalidade e maneira de se situar na vida.
Discutir o conteúdo teórico
de família fatalmente nos remete aos dados empíricos e a inserção desses numa
perspectiva histórica, conforme já foi feito por diversos estudiosos.
Cogitar de família no Brasil
implica necessariamente em rever a formulação clássica que nos relaciona com a
família patriarcal bem descrita por Gilberto Freyre em sua obra “Casa Grande e
Senzala[1]”.
O perfil de família
delineado do tipo patriarcal é tipicamente presente no período colonial
brasileiro e mesmo nos posteriores períodos em sua outra obra notável “Sobrados
e mucambos[2]“.
A verdade é que o modelo
retratado por Gilberto Freyre, enquanto modelo de organização familiar, só
encontrável entre os senhores de engenhos[3] nordestinos todo-poderosos,
com suas mulheres submissas e preguiçosas em suas redes, as filhas castas,
filhos amamentados e embalados por negras de boa saúde, amados pelas escravas
jovens, os moleques, as crias ilegítimas, os agregados, os afilhados, os
parentes, os amigos, o padre e, etc... “como se fossem da família”.
A relativização do modelo freyriano
que o transformaria numa crônica peculiar de algumas famílias recifenses e um
mito para o restante do Brasil colonial fora muito úteis para estudos
sociológicos e mesmo antropológicos.
Tal mito construído no
contexto das décadas de vinte e trinta, lembrando que a obra “Casa grande e
senzala” é datada de 1933 e nos induz a questionar se o referido modelo
patriarcal não seria uma construção ideológica e sem base empírica histórica.
No entanto, a acepção da
família patriarcal descrita e narrada por Gilberto Freyre foi aceita por
diferentes setores da intelectualidade enquanto que as demais invenções como a
sociedade democrática e antiautoritária por mais que difundidas desde o século
XIX através de José Bonifácio nunca galgaram a mesma aceitação e nunca foram
eficazes. (esse, aliás, foi um questionamento feito em debate por Roberto Da
Matta).
De fato, a construção
ideológica de seu perfil patriarcal fora constituída de traços básicos do
comportamento familiar e serviu de referência para os padrões de relações
afetivas, sexuais, de solidariedade e de hostilidade que podemos perceber até
hoje presentemente.
Assim o modelo de Gilberto
Freyre não é uma descrição da família brasileira, mas apenas uma representação.
Sendo vista como grupo estruturado numa hierarquia, que embora forte – “todo
mundo conhece seu lugar” e está a cada momento sendo subvertida, real ou
aparentemente, por força de favores entre as pessoas hierarquizadas.
Sendo uma estrutura de
relações entre desiguais[4]: pais e filhos, homem e
mulher, branco e negro, senhor e escravo, senhor e agregado e, assim por
diante.
Assim apesar de viés
ideológico o modelo freyriano sintetizou a lógica das decisões familiares no
tocante aos processos de perfilhamento, divórcio, herança, alforria, processos
exemplares para se perceber a distinção entre o bem e o mal, ou seja, entre o
legítimo e o ilegítimo.
Enfim, Freyre conseguiu
resumir o arquétipo do “pensar familiar” englobando a ética social e a política
da época. Assim conhecemos o interior da vida privada e pública do Brasil.
As situações de
não-atualização do modelo são, em referência a Freyre, definidas negativamente:
não ser poderoso, não ter amigos poderosos, ser solteirona, ser mãe solteira,
mulher abandonada, a mulher que sustenta a casa e todas essas situações de pura
infelicidade: implícita ou explícita por oposição dos valores tidos como
positivos.
Essas relações entre desiguais[5] encobrem (até hoje) um
forte grau de exploração e subordinação existente na sociedade brasileira. A
pseudobradura advinda pela intimidade entre superiores e inferiores, de maneira
que todos manuseiam dois códigos a um só tempo: todos são desiguais mas simultaneamente
aparecem como iguais.
A pseudobradura mencionada
abrandava o conflito advindo da aguda desigualdade social e escamoteava
preconceitos. A família apresentou-se sob as diversas formas de organização ao
longo dos tempos, nas diferentes regiões e segmentos sociais.
O que nos faz aportar na
relativização que é bem expressa pelo jargão “cada caso seria um caso”, e tal
postura materializa o esquivamento de explicar a diversidade e a mudança
histórica de construir um fio que conecte a diversidade e a história.
Outra questão é que o modelo
de Freyre nos remete a uma representação social de família que está sob a
influência ideológica e, com o advento do capitalismo ocidental transformou o
homem e sua força de trabalho livre em objeto para o mercado, e traz a noção de
indivíduo para quem a sociedade existe como espaço de plena realização uma vez
banidos os entraves pessoais.
Pelo menos em tese, todas as
oportunidades passam a ser possíveis para todos e todos têm acesso a estas,
independentemente de linhagem ou vassalagem. Pena, que seja tão somente em tese
e muito menos no plano real.
Assim, a linhagem, o grupo, a nação cedem lugar ao indivíduo enquanto sujeito da história.
Tal noção de indivíduo como
valor social, livre do destino que lhe seria imposto por uma linhagem ou classe
social, está associada a uma determinada visão de família: a família nuclear
burguesa representada como espaço privado e atomizado da vida social.
Por constituir um espaço
reservado à intimidade, onde se realizam a afetividade, a sexualidade, a
família nuclear burguesa desfrutou de um peso privilegiado na configuração do
indivíduo e no processo de construção de sua subjetividade[6]?
Tal questionamento nos faz
pensar sobre o conceito de indivíduo e subjetividade e se tais conceitos só são
possíveis nas sociedades ocidentais que bem conhecem o processo de
individualização da força do trabalho e do consumo.
Mas a antropologia refuta e
aduz que mesmo em outras sociedades culturais onde o coletivo tem primazia
sobre o particular, pode-se ainda constatar uma percepção de indivíduo.
O mesmo argumento vige para a
subjetividade embora esteja vinculada ao indivíduo, só existência não é
exclusiva da modernidade sua percepção é diferenciada historicamente.
Admite-se que, embora não exclusiva,
a família é agência privilegiada no processo de construção de subjetividade.
Esta afirmação, em geral, está focada numa determinada concepção de família, a
nuclear burguesa, constituída do pai-mãe-e-filhos.
Novamente, esta interpretação nos conduz às novas indagações. De um lado, pode-se perguntar se esse papel de agência privilegiada não deve ser relativizado ao abordarmos sociedades anteriores à emergência do capitalismo, em que o trinômio pai-mãe-e-filhos era ofuscado por ampla e densa rede de relações sociais que o extravasavam.
Cogitamos ainda se a família
não sofreu amenização de seu papel na sociedade contemporânea onde a família
nuclear é complementada ou até mesmo secundarizada por relações com amigos,
vizinhos e criados.
Convém ainda lembrar que nas
sociedades tribais nas quais as relações triangulares não seriam instituintes da
subjetividade. Cogitando assim na formulação triangular edipiana de construção
da subjetividade, onde a representação da família nuclear é a mais abrangente e
abarca diversas perspectivas que não são necessariamente excludentes.
É notório que ultimamente as
pesquisas sobre família e matrimônio vêm merecendo especial atenção por parte
das Ciências Humanas e das Ciências Sociais aplicadas e, em particular, o Direito.
A facilitação de uniões civis, matrimoniais, bem como de sua dissolução (por via extrajudicial mediante certos requisitos legais) visa legitimar e tutelar maior número de entidades familiares que possível, onde não só os laços biológicos são prestigiados mas também os laços socioafetivos.
E onde o bem estar da família e as escolhas jurisdicionais em face das crianças e adolescentes, são tomadas em prol do melhor interesse desses que contam não só com especial estatuto, mas com o maior amparo por ser um ser humano em formação, devendo sua dignidade ser preservada e cultivada.
A redescoberta da família,
como objeto de investigação principalmente com a preocupação de verificar suas
tendências contemporâneas no Brasil, pretende decifrar a sede dos relacionamentos
(que é família) e traduz interessantes dados estatísticos tem tido por parte
dos historiadores uma aplicação tímida e restrita principalmente em razão da
dispersão das fontes documentais e a falta de quadro conceitual adequado.
Assim para a nova geração de
estudiosos, a família é uma instituição fundamental e duradoura, de cujas
contribuições dependem outras instituições e passou a significar melhor
entendimento da estrutura das sociedades e do desenvolvimento econômico,
cultural e político.
A história da família com
evidente interdisciplinaridade passou utilizar dado demográfico recorrendo aos
modelos pertinentes à Antropologia, Sociologia e Psicologia que se mostraram
válidos e ampliaram em muito os recursos tecnológicos e metodológicos do pesquisador
da família.
A relação entre família e
organização social[7]
já nos primeiros séculos da nossa história foi claramente apreendida em
trabalhos pioneiros como o de Gilberto Freyre e Oliveira Vianna[8] bem como Alcântara
Machado.
Sob o aspecto da solidariedade
familiar, a vingança e as relações entre família e Estado ainda na década de
quarenta, temos a análise pontual de Luiz de Aguiar Costa Pinto[9], onde o público e o
privado se confundem conferindo à nossa sociedade colonial características
bastante peculiares de organização.
A retomada decisiva da
família deu-se enfim na década de setenta quando novas pesquisas tiveram o
intuito rever as propostas feitas buscando novas perspectivas.
No plano conceitual se apresenta outra séria dificuldade que se liga ao próprio conceito da família brasileira e da necessidade de revisão para abarcar toda a complexidade social do Brasil em particular da Colônia ao Império.
E, de acordo com a
literatura e família séria o resultado de transplantação e adaptação da família
portuguesa ao ambiente colonial tendo gerado modelos patriarcais com tendências
conservadoras em sua essência.
Confundiram-se os conceitos
o de família brasileira que passou ser sinônimo de patriarcal e, esta como
sinônimo de família extensa. Era a vasta parentela que se expandia
verticalmente principalmente através da miscigenação e ainda horizontalmente
pelos casamentos entre a elite branca.
No entanto pesquisas
recentes evidenciam que as famílias extensas e do tipo patriarcal não foram
predominantes, especialmente no sul do país nos séculos XVIII e XIX, onde eram
mais comuns as estruturas mais simplificadas e com menor número de componentes.
Mas se percebe diversas
formas de organização familiar, e tal pluralidade de modelos tais como a
família paulista do século XIX na qual as extensas e do tipo patriarcal não
chegavam a 26% dos domicílios. Portanto, nos 74% restantes vigiam outras formas
de composição, o que significa que as famílias extensas representavam apenas
segmento minoritário da população.
De fato, família é um
conceito plural significando por vezes, o núcleo doméstico e, para outros, no
entanto, apenas o do grupo de sangue. E ainda temos que considerar o que
outrora era chamada de ilegítima.
E, no caso brasileiro esse é
um ponto crucial já que as uniões consensuais permeavam toda a sociedade e de
nada adiantavam as argumentações da Igreja e a punição ao pecado para que vivessem
em concubinato.
Aliás, persiste no plano
jurídico a diferença entre união estável (onde os participantes são
desimpedidos para casar) e concubinato (união eventual onde os participantes
são impedidos de casar-se). Mas efetivamente evoluímos em tutelar todos os
filhos indistintamente, independentemente de sua origem, se da família
matrimonializada, se advindo de união estável ou mesmo concubinato.
O termo família dotada de
pluralidade de organização e representativa do casamento que era opção de
apenas de parcela da população.
Outra questão era a
bastardia, dos concubinatos, das uniões eventuais que revelam imagens mais
realistas do comportamento humano e do modo de vida da população no passado.
O contraste de imagens era
grande de um lado o casamento e a moral e a própria submissão e castidade da
mulher, e de outro lado, o expressivo índice de ilegitimidade das famílias, a
falta de casamentos e insatisfação feminina revelada nos testamentos e nos
processos de divórcio.
Obcecados pelo recato e
pureza, os historiadores e romancistas exageravam ao narrar esse quadro criando
estereótipo presente até hoje. De qualquer modo, reconhecemos que o padrão de
família descrito por Gilberto Freyre deixou fortes resquícios na sociedade
brasileira, mesmo no sul do país.
Em São Paulo, no final do
período colonial os estudos realizados recentemente mostraram imagens femininas
que divergem dos parâmetros convencionais. E nos faz questionar se realmente
existiu o ideal da passividade feminina. Ou se seria apenas um mito criado pela
literatura?
Com a saída frequente da
população masculina (para guerras e outros intentos), o que sem dúvida alterava
o quadro do número de mulheres como chefes de família e colocava em cheque o
comportamento feminino e a sua condição de submissão.
Através de testamentos, dos
processos de divórcio e outros documentos públicos oficiais verificamos que
mulheres de diferentes níveis sociais trouxeram tensões para o casamento, seja
por sua rebeldia ou por insatisfação.
Identificamos ainda inúmeras
mulheres com efetiva[10] participação ativa quer
na família, quer na sociedade, gerindo seus negócios e propriedades (de maior
ou menor vulto), assumindo a chefia da família e trabalhando para a
sobrevivência de sua prole.
Há ainda adultérios[11] confessados nos
testamentos e as solteiras e viúvas com filhos ilegítimos, tidos por
fragilidade humana como estas mesmas confessavam. O que torna evidente outros
moldes familiares coexistentes ao lado da família fundada pelo casamento.
Pelo menos no século XIX, há
divergências no ideal de castidade e submissão da mulher, mostrando que na
prática os valores tradicionais estavam sendo afetados ainda permanecessem nas
mãos do sexo masculino.
A existência de aparato
jurídico que reforça a dominação masculina garantia os seus privilégios, mas
não perpetuava a sua manutenção. E, hoje constitucionalmente no Brasil podemos
apontar a isonomia entre o cônjuge mulher e o varão em todos os aspectos, até
mesmo, na assunção do sobrenome por conta do matrimônio.
A partir de meados do século
XVIII casamentos arranjados pelas famílias eram desfeitos e mulheres
divorciadas conseguiam a tutela e guarda dos filhos e a parte que lhes competia
no patrimônio, o que nos remete a um distanciamento entre a norma e a
realidade.
A família patriarcal é
apenas um ponto de partida, mas é necessário ir além das versões consagradas,
seja a da geração de Freyre, seja a dos viajantes, seja a dos meios acadêmicos.
Estes viram a família
colonial com a ótica dos novos padrões de família nuclear burguesa que se
tornou dominantes no século XIX em França, enquanto que Freyre observou e
analisou a família do senhor de engenho, mas guiado pela angustiante busca de
identidade nacional, obcecado em demonstrar que éramos uma democracia racial[12].
Apontou também a poligamia
do homem branco da classe dominante, e plantou as sementes para o mito da
inexistência de preconceito racial no Brasil o que fora desbancado recentemente
pela ação do movimento negro.
E quando nos referimos à
família intimista, ou seja, a família nuclear burguesa que age ou circula em
espaço limitado no privado que se opõe ao espaço público; e que não corresponde
a uma unidade de produção, mas apenas a unidade de consumo que corresponde
exatamente à base de toda construção psicanalítica, a base do triângulo
edipiano[13].
A ideia de família está
intimamente relacionada com a mística da natureza feminina que só recentemente
passou a ser contestada.
A família patriarcal é,
portanto, o ponto de partida como já mostrou Sérgio Buarque de Holanda, tem seu
modelo muito mais calcado na Antiguidade, aquela cujo nome se originou de famulus, ou seja, escravo. Por essa
razão, um dos traços fundamentais do padrão ideal da família patriarcal é o
pátrio-poder ilimitado do pater famílias,
um poder de proprietário. Enquanto a família católica adotava a monogamia
formal.
Atualmente até
terminologicamente o pátrio-poder adotou outra denominação que é poder
familiar, restando bem claro que a direção desse poder-dever caberá tanto ao
pai como à mãe.
Coube a Freyre desvendar e enfatizar o caráter poligâmico da família patriarcal, a expectativa ideal de que o macho branco tivesse todas as relações heterossexuais e ativas possíveis, com tudo que lhe passasse pela frente, das frutas às árvores, dos animais aos moleques, das escravas à esposa.
A dupla moral no casamento
não é especificamente brasileira, ao contrário, é fenômeno generalizado e
correspondente à opressão da mulher, mas assumiu entre nós em caráter peculiar.
Cumpre destacar que a moral
dominante entre os colonizadores era a reinante na Contra Reforma fixada pelo
Concílio Trento (1545-1563) estava longe de admitir tais liberalidades.
Existe outro elemento da moral dominante entre os colonizadores, que embora não explícito, poderá abrir maior luz sobre o caminho que levou à aceitação e exaltação da poligamia: a ética da desvalorização do trabalho manual e a integração harmônica da escravidão. À desvalorização do trabalho correspondia um ideal de vida ociosa, bem própria da aristocracia, e, uma valorização das profissões não mecânicas, das que exigiam uma inteligência verborrágica, o bem falar, as formas.
Desde o século XVI, os negros eram utilizados em Portugal para todos os serviços e o humanista flamengo Nicolau Clenardo espantava-se de ver a cidade de Évora coalhada de negros que faziam tudo, ao mesmo tempo em que os portugueses consideravam uma desonra aprender uma profissão mecânica.
Dessa forma, a escravidão pôde ter desde o primeiro momento, uma presença total na sociedade colonial permeando todos os aspectos da vida, e ultrapassando a bipolaridade senhores-escravos, para se incrustar na existência dos próprios homens livres.
A “doçura” do senhor para com o escravo significava a estruturação de toda a vida social sobre o favor, recaindo sobre os subalternos favorecidos e privilegiados, enquanto para os outros sobrava a violência.
Os subalternos – escravos e
homens livres – habituaram-se apostar no favor e a desacreditar da luta
organizada, aprenderam a utilidade de ser “um ser do coronel Fulano de Tal”,
como membro de uma grande família, elemento que está na origem da “sociedade relacional”
a que se refere Roberto Da Matta (In:
Carnavais, malandros, heróis – Para uma sociologia do dilema brasileiro, Rio de
Janeiro: Zahar, 1983; e A casa e a rua, São Paulo: Brasiliense, 1985).
Essa referida “doçura”
ramificou-se também pela sexualidade, como forma de estruturação de poder. O
homem branco pater famílias era dono
prepotente da mulher, dos filhos e dos escravos, mas também pai generoso e
carinhoso amante. Distribuindo uns privilégios, favores e doçura, enquanto que
aos outros, devotava ciosos castigos e brutalidade, ele estabelecia esta forma sui generis de “democracia” pela qual os
de baixo sabem que podem suplantar os do meio.
A virilidade colonizadora do
português (segundo a dicção de Freyre) criava uma grande intimidade entre o
branco, suas escravas, e os moleques, muitos deles seus filhos. As crianças
escravas funcionavam tanto como bichos de estimação, ou como afilhados (quase
parentes), ou ainda como objeto sexual.
As mulheres negras, por sua vez, eram todas potencialmente objeto sexual, mas
algumas atingiam aquele status de
relativo respeito da “mãe negra”, não apenas amamentando a própria cria, mas
também os filhos legítimos da família, mas criando-os e formando-os.
A mulher branca, no entanto,
aquela típica da genealogia da família brasileira seria ancestral da esposa da
família conjugal (enquanto a escrava seria a mulher da rua, a puta) aparece na
mentalidade da família patriarca como uma figura esvaziada (dotada de castidade
e fidelidade e de guardiã da honra do pai e do marido).
Concluímos que a família
brasileira não significa apenas um modo de resolver a questão sexual ou um
mecanismo de reprodução física. A família também é banco, escola, agência de
serviço social, igreja, consultório médico, partido político, e máquina de
controlar o tempo e o lugar onde temos a cidadania perpétua, restaurante de
luxo e local onde sabemos sermos amados incondicionalmente.
A família é valor que
resiste mesmo ante a contradição entre a casa e a rua, e a globalização dos
relacionamentos, e diante da lei e os elos familiares que sempre nutrem os
motivos de virtude e de esperança de preservação da dignidade humana.
Referências
DE ALMEIDA, Ângela Mendes .(org.);
SAMARA, Eni de Mesquita; VELHO, Gilberto; MURICY, Katia; BARSTED, Leila Linhares;
GONÇALVES, Margareth de Almeida; CARNEIRO, Maria José (org.); DA MATTA,
Roberto; FIGUEIRA, Sérvulo Augusto; DE PAULA, Silvana Gonçalves (org.).
Pensando a família no Brasil – Da Colônia à modernidade. Rio de Janeiro: Espaço
e Tempo/ Editora da UFRRJ, 1987.
[1]
Através dessa obra
Freyre destaca a importância da casa grande na formação sociocultural
brasileira, bem como a da senzala que complementaria a primeira. Além disso, a
cada grande e senzala dá ênfase a questão da formação da sociedade
brasileira, tendo em vista a miscigenação que ocorreu entre brancos, negros e
indígenas.
2-Sobrados e Mucambos é uma obra do escritor brasileiro Gilberto Freyre, publicado
originalmente em 1936. O livro tem como tema a
decadência do patriarcalismo do Brasil rural, ocorrida no século XIX. O título é uma
referência aos antigos aristocratas, que, com o declínio do regime escravocrata brasileiro, tiveram que se mudar da casa-grande para sobrados em áreas urbanas. Por
conseguinte, os ex-escravos
também deixaram as senzalas
para morarem em casebres de palha e barro em bairros pobres de áreas urbanas.
3- Tanto em Casa-grande
& senzala, quanto em Sobrados e mucambos, a “casa” ocupa o lugar central,
como centro agregador, formador de sentimentos, de costumes. No entanto,
enquanto em Casa-grande & senzala Freyre estuda o Brasil por meio de suas
raças formadoras, em Sobrados e mucambos as categorias que estruturam o texto
são dualidades e tríades singularmente culturais, e não centradas no plano
biológico ou geográfico, como era praxe de então. Isso pode ser percebido ao
observamos os nomes dos capítulos: “O engenho e a praça”; “a casa e a rua”; “o
pai e o filho”; “a mulher e o homem”; “o sobrado e o mucambo”; “o brasileiro e
o europeu”; “raça, classe e região”; “o Oriente e o Ocidente”; “escravo, animal
e máquina”.
[4]
Por isso as políticas públicas contemporâneas se preocupam tanto com a inclusão
social e a maior distribuição de oportunidades para ascensão social.
[5]
A ordem desigual das coisas nas sociedades contemporâneas, aquela que se
estabelece estruturalmente, nomeadamente entre as classes sociais, pode contar
com a inércia do passado, pesando sobre o presente e fixando os limites do
possível, para se reproduzir. Nascemos num mundo calcado nas diferenças, embora
seja o produto da história, tem tudo da paisagem natural. A família através da
qual cada indivíduo aprende a descobrir o mundo social e a encontrar o seu
lugar, é o primeiro espaço (primário) que tende a estabelecer objetivamente -
se o saber ou pretender - os limites do possível e do desejável. A avaliação subjetiva
das perspectivas de alcançar esta ou aquela posição social, estes ou aqueles
recursos materiais ou simbólicos, nada tem de cálculo consciente, e não se
apresenta de forma clara, como a resolução de um problema de probabilidade.
[6]
A construção da subjetividade é questão crucial para entendermos a genealogia
da alma moderna. A modernidade implementou o sentimento de privacidade e de
interioridade trazidas pelas transformações sociais do século XIX. Enfim, é a
família que torneia o self do
indivíduo, onde se debatem duas teses uma construtivista e outra naturalista.
[7]
A primeira instância de socialização, a família, a constelação de pessoas que
realmente formam uma família e estão em interação frequente com as crianças -
tem o monopólio da formação precoce de disposições mentais e comportamentais
das crianças. No entanto, a família nunca é este coerente, homogêneo e
harmonioso organismo como nas visões encantadas, ou tão simplesmente nas
variadas visões macrossociológicas do meio familiar, enquanto meio definido por
algumas grandes propriedades sintéticas sociais, podem incitar.
[8]
Francisco José Oliveira Vianna (1883-1951) foi professor, juristas, historiador
e sociólogo brasileiro e também foi
eleito imortal da Academia Brasileira de Letras. Foi um dos ideólogos da
eugenia racial no Brasil. Combateu a vinda de imigrantes japoneses para o
Brasil. E ficou notoriamente reconhecido pela autoria de frases como "os
200 milhões de hindus não valem o pequeno punhado de ingleses que os
dominam" e "o japonês é como enxofre: insolúvel" e ainda "o
partido é o presidente" quando se referia a Getúlio Vargas. Foi membro
também do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, e de outras instituições
estaduais e do Instituto Internacional de Antropologia, e da Academia de
História de Portugal. Antônio de Alcântara Machado (1901-1935) foi jornalista,
político, escrito brasileiro. Visite: http://www.museusdoestado.rj.gov.br/cov/arquivo.htm
[9]
Luiz de Aguiar Costa Pinto (1920-2002) foi um sociólogo brasileiro, com atuação
nos anos 1950 e 60 nas áreas de sociologia rural, desenvolvimento
socioeconômico e relações raciais. Seus trabalhos repercutiram no Brasil e no
exterior e são considerados uma das
bases do pensamento social brasileiro contemporâneo. Foi contemporâneo de
Victor Nunes Leal, Alberto Ramos e
Florestan Fernandes. Suas obras de maior repercussão são "Lutas de
famílias no Brasil", "O negro no Rio de Janeiro",
"Sociologia e desenvolvimento". A carreira internacional do professor
Costa Pinto representa uma parte significativa de sua trajetória
acadêmica. Em 1976 tornou-se professor
de Sociologia na Universidade de Waterloo, Canadá, até sua aposentadoria em 1985.
[10]
O que justificou a cônjuge mulher casada sob regime de comunhão parcial de bens
passou a ser meeira e herdeira necessária do marido falecido.
[11]
Mesmo no caso de adultério (prevê o Código Civil
de 2002) e de reconhecida culpa conjugal, ao cônjuge culpado será admitido o
direito aos alimentos principalmente se não tiver como prover sua subsistência.
Não subsistindo mais a discussão sobre a culpa conjugal, procura o Judiciário
sempre que possível converter o divórcio litigioso em consensual.
[12]
Democracia racial é um termo usado por alguns
para descrever as relações raciais no Brasil. E, denota a crença de que o
Brasil escapou do racismo e da discriminação racial bem identificada noutros
países, como nos Estados Unidos. A democracia racial, no entanto, é
desmistificada por sociólogos e antropólogos que estudam casos de preconceito
racial e por dados de violência motivada por diferenças raciais. O preconceito
está intrínseco à sociedade e, ainda que a maioria afirme não ser pessoalmente
preconceituoso, sempre afirma que conhece alguém que o seja. Na verdade, a
democracia racial é meta ainda a ser atingida e um mito da sociedade brasileira
que tenta criar imagem positiva que não coincide com a realidade.
[13]
Freud desenvolveu a teoria do triângulo edipiano,
também conhecido como romance familiar, num contexto bem específico. Na sua
perspectiva, ligamo-nos apaixonadamente ao progenitor do sexo oposto e entramos
numa situação de rivalidade e competição com progenitor do nosso sexo. Dependendo
de como o triângulo edipiano for resolvido na infância - e isto dependerá das
reações dos pais, bem como do temperamento inato de cada um de nós, e as nossas
relações futuras serão inevitavelmente afetadas. Para além dos triângulos onde
existe envolvimento sexual, entre qualquer tipo de combinação dos dois sexos, existem
muitos outros tipos de triângulo. O mais importante é aquele que envolve pais e
filhos. Mas também podem envolver amizades. Mais complexos ainda são os
triângulos que envolvem companheiros “não-humanos”. O triângulo representa o
traidor (que tem uma alma dividida), o traída (a vítima aparente), o
instrumento de traição (predador aparente).Os triângulos familiares não cessam
na infância, e possuem repercussões ao longo da vida. Se não resolvidos, podem
entrar secretamente nas nossas relações adultas - se um triângulo familiar não
for curado podemos continuar a recriá-lo, uma ou muitas vezes, esperando, em
nível profundo e inacessível de nós próprios, encontrar um modo de curá-lo ou
resolvê-lo.
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